Nunca comece um produto digital pelo produto

Nunca comece um produto digital pelo produto

Se de repente você foi tomado por um grande momento de inspiração e teve uma ideia de um produto digital com potencial de faturamento milionário, CUIDADO!

Deixa eu explicar… Não há nada de errado em ter uma ideia de um produto. A questão é: O que você vai fazer com esta ideia? Qual é o próximo passo? Nos últimos anos eu descobri que este próximo passo é simplesmente uma das coisas que mais influencia no sucesso ou fracasso de um infoproduto.

Então, se você realmente quer criar um produto de sucesso, é melhor assistir o vídeo abaixo para entender qual deve ser o seu próximo passo.

Tente imaginar o cenário abaixo e encontrar o erro:

Uma pessoa está lá na rotina dela trabalhando ou fazendo qualquer coisa legal e de repente ela tem uma ideia de um produto top. É uma ideia fantástica de um produto que com certeza vai vender muito. E ai essa pessoa tem aquela ideia incrível e pra não perder nada ela já abre o bloco de notas e começa a escrever tudo. Já vai planejar o produto, o que vai ensinar, se vai ser um ebook ou um curso em vídeo. Se faz um lançamento ou vende no formato evergreen. Quais os afiliados vão promover e por ai vai…

De repente a camera já está ligada e o produto já está saindo do forno. Afinal, essa pessoa não quer perder tempo enquanto alguém faz o produto antes dela.

Só que ai ela coloca o produto no mercado e aquilo simplesmente não vende. Ou pior… vende, mas os clientes ficam completamente insatisfeitos e saem falando mal em tudo quanto é lugar.

E ai essa pessoa senta e faz a triste pergunta: onde foi que eu errei?

Onde foi que ela errou? Você consegue imaginar onde está o erro?

Infelizmente esse cenário que eu falei acima é bem comum. Frequentemente as pessoas me param em eventos contando suas histórias de produtos que pareciam perfeitos e simplesmente não deram certo. Hoje eu quero conversar com você sobre como evitar que essa seja a sua história também.

E a minha dica pra você é: Nunca comece um produto pelo produto!

É normal que tudo comece com uma ideia de um produto incrível. Não tem nada de errado nisso. O ponto é o que você vai fazer com essa ideia… O próximo passo!

Se você quer que esse produto seja realmente um sucesso, você precisa dar um passo atrás e olhar para o seu público. Esse é o segredos dos produtos de sucesso!

Pensa comigo uma coisa: O objetivo central do seu produto é resolver um problema de alguém. Então, como você pretende resolver o problema de uma pessoa que você não sabe nada a respeito dela? Como você pretende resolver um problema que você não conhece profundamente?

Então, a melhor forma de começar um produto digital é pelo público.

Quem são as pessoas?

A primeira pergunta que você precisa se fazer é: Quem são as pessoas que eu quero ajudar?
Talvez o seu produto seja voltado para empresários. Mas qual? Microempresário? Grande porte? Está em algum ramo de atuação específico? Quantos funcionários esse empresário tem? Quanto ele fatura em média? Quantos anos ele tem? É homem ou mulher?

O objetivo aqui é entender o máximo possível sobre o seu futuro cliente. Assim você vai conseguir desenvolver um produto que se encaixa perfeitamente nas características dele.

Qual é o problema?

E a segunda pergunta que você precisa responder é: Qual problema eu quero resolver?
O objetivo aqui é entender bem o problema. O que causa o problema e todo o contexto. Quanto mais familiarizado você estiver com o problema, mais sucesso você terá em resolve-lo.

Entender isso é fundamental para o sucesso do seu projeto. Se você não der um passo atrás e começar a olhar para o seu público, você correrá um grande risco de resolver apenas parte do problema, ou não entregar uma solução que esteja conectada com a realidade do seu cliente.

Então, a minha dica pra você hoje é: nunca comece um produto pelo produto. Dê um passo atrás e mergulhe profundamente no seu público. Entenda tudo sobre ele e sobre o problema. Se você fizer isso vai estar, sem dúvida, construindo as bases de produto milionário.

Um grande abraço pra você e muito sucesso!

4 comentários sobre “Nunca comece um produto digital pelo produto”

  1. Boa noite meu caro!!! Bom hoje dei meu primeiro passo de para e ouvir seus relatos e acredito em todos? Pois sou vendedor a anos consigo cumprir todas as minhas metas?” Com muito suor dobro de 10 às 10 mais vejo que chegou realmente minha horar de brilhar acompanho vc a anos mais tenho medo que minha família ? passe aperto por isso hoje estou estudando para ser melhor do que você nos negócios… Grato pelas dicas Deus te abençoei!!!

  2. Ótimas dicas Jonathan, realmente se houver falhas no planejamento, dificilmente se conseguirá sucesso ao vender um infoproduto, e estar focado sempre no público alvo é essencial e faz toda a diferença. A pressa e a euforia no desenvolvimento faz com que as pessoas percam o rumo certo.

    Muito obrigado pelas dicas mais uma vez.
    Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *