Olá, hoje eu quero falar com você sobre e-mail marketing.

Muita gente me pergunta, às vezes eu to palestrando em evento, e sempre que eu tenho oportunidade as pessoas param e perguntam sobre e-mail marketing. Por que trabalhar com e-mail marketing e se vale a pena trabalhar com e-mail marketing, se realmente é algo interessante, se o investimento justifica. E eu quero dar pra você algumas razões, alguns motivos para você trabalhar com e-mail marketing.

Hoje nós trabalhamos com e-mail marketing aqui na Summit e, bom, e-mail marketing é um dos centros, das estratégias centrais das nossas campanhas, daquilo que a gente faz enquanto marketing. E eu recomendo muito que você trabalhe ta. E eu quero dar alguns motivos pra você utilizar e-mail marketing.

O primeiro deles é que 90% ou mais de 90% das pessoas que compram pela internet acessam seus e-mails pelo menos uma vez por dia. Ou seja, eu não to falando de crianças, eu não to falando de pessoas que não tem interesse de comprar. Eu to falando de pessoas que compram, pessoas que tão lá comprando pela internet.  90% delas acessam os seus e-mails pelo menos uma vez por dia.

São essas pessoas que vão gerar lucro pro seu negócio, que vão gerar lucro pro seu projeto, vão comprar o seu produto ou o produto que você ta indicando como afiliado. Ou talvez vão clicar nos anúncios que você coloca no seu blog porque elas tão interessadas em comprar. Enfim, pessoas que tão interessadas em gerar negócios, comprar coisas pela internet. Essas pessoas acessam seus e-mails todos os dias.

Por isso, trabalhar com e-mail marketing é muito bom.

Uma outra vantagem é que normalmente as campanhas de e-mail marketing geram o melhor ROI. O e-mail traz o melhor ROI. E o que que eu quero dizer com ROI. ROI é o Retorno Sobre Investimento. Se você vai fazer uma campanha de marketing ou uma campanha na internet, ou em mídias tradicionais de marketing, e você vai investir vamos colocar mil reais. Você vai investir mil reais na sua campanha.

Normalmente, se você for investir seus mil reais em diversas outras campanhas e comparar com o e-mail marketing ele vai te dar o melhor retorno. Se você for investir mil reais em redes sociais, se você for investir mil reais em banners e se você for investir mil reais em e-mail marketing, você vai ver que o retorno que você vai ter sobre o investimento nas campanhas de e-mail marketing vão ser muito maiores que é o que nós vamos falar agora.

Por exemplo.

Através do e-mail marketing você consegue ter uma comunicação muito mais precisa com sua audiência, muito mais precisa do que qualquer outra campanha. Porque através do e-mail, se você segmentar, e hoje as ferramentas de e-mail marketing elas são extremamente inteligentes permitem a você segmentar muito o seu público a sua lista de e-mail. Então você tem ali uma lista de e-mail de centenas, de milhares de pessoas e você consegue segmentar essas pessoas por interesse, por sexo, por idade, pelo comportamento das pessoas e aí você consegue então se comunicar de forma direta com essas pessoas.

Então imagina que você então tem sua lista, você faz uma pesquisa com sua lista e com base na sua pesquisa de idade, sexo, interesse, você começa a segmentar a lista e aí você cria e-mails para segmentos específicos. Então quando você cria e-mails para sua campanha de e-mail marketing você fala “eu quero que esse e-mail seja enviado só para mulheres da minha lista de 50 anos para cima e que tenham interesse em maquiagem”. E aí quando você vai escrever esse e-mail você pode falar “Se você é uma mulher que tem mais de 50 anos e gosta de se maquiar, eu tenho uma coisa para indicar pra você, um produto…”. Enfim, você consegue perceber o poder disso, você consegue segmentar e se comunicar com a pessoa de uma forma muito mais precisa.

Isso te dá um poder muito grande que é fazer uma comunicação um a um em massa. Imagina isso, você conseguir se comunicar em massa, conversar ao mesmo tempo com milhares de pessoas e para pessoa você vai ta causando a sensação de que você vai ta falando diretamente com ela. Porque você consegue falar o nome da pessoa “Olá Bruna, Olá Fernanda”, você consegue citar o nome dessa pessoa, falar “eu tive ai na sua cidade esses dias… em BH, em SP..” Por exemplo, porque você sabe que ela mora em SP.

Enfim, para pessoa ela vai ter a sensação de que você sentou na frente do computador, escreveu manualmente aquele e-mail para ela. Então você consegue se comunicar com ela de uma forma mais direta. A sensação dela é de que você está conversando com ela pessoalmente e a sensação dela é que você conhece, você entende ela. Isso te dá um poder de persuasão de convencimento, um poder de atração muito maior que você teria com outras mídias que não te permitem essa assertividade na comunicação.

Uma outra vantagem do e-mail marketing é que você fala com quem quer te ouvir. O que é muito diferente de você fazer uma campanha, por exemplo, em mídias sociais ou uma campanha em banner, comprar anúncios ou qualquer outro tipo de campanha como propaganda de televisão por exemplo.

O e-mail marketing você fala com pessoas que tão interessadas em te ouvir, são pessoas que te deram o e-mail delas está. Nós estamos falando de e-mail marketing aqui, não falo de spam. Nós estamos desconsiderando spam, porque o spam não é e-mail marketing. Você mandar e-mails para pessoas que não te autorizaram, que não te pediram, isso não é e-mail marketing.

O e-mail marketing é você enviar e-mails para pessoas que estão interessadas no seu e-mail, essa pessoa se cadastrou na sua página de captura, essa pessoa deu o e-mail dela para o se e-book, o seu material, ela cadastrou o e-mail dela para seu site. Ela cadastrou o e-mail dela na sua página no facebook, ou seja, ela te deu o e-mail dela.

Quando ela faz isso ela te dá autorização para você se comunicar com ela. Isso aumenta muito o interesse da pessoa. Você conversar com uma pessoa que quer te ouvir, uma pessoa que quer escutar. Você consegue muito mais atenção, o respeito dessa pessoa. Porque ela te procurou, não foi você que foi atrás dela de forma chata, de forma sem permissão né, para se comunicar com ela.

Então você está conversando com uma pessoa que te deu permissão.

E a última vantagem que eu quero falar do e-mail marketing é que você conversa com a pessoa sem distração nenhuma. Se você faz uma campanha, por exemplo, de anuncio no facebook, o seu anuncio está ali competindo com piadas, vídeos engraçados e várias outras coisas que a pessoa está vendo ali na página do facebook dela.

O e-mail não. Quando a pessoa clica no seu e-mail e começa a ler o seu e-mail, naquele momento não tem nada, nada que distraia ela. Não tem nada competindo com atenção. É ela e você ali no e-mail. Então você consegue conversar diretamente e eliminar toda distração da pessoa. A taxa de atenção da pessoa, a sua comunicação, a sua mensagem é muito maior. Talvez seja por isso que a taxa de clique num e-mail é muito maior que a taxa de clique num banner, numa campanha. Talvez seja por isso que o retorno de investimento é muito maior no e-mail do que uma campanha de banner ou redes sociais ou até mesmo mídia em televisão, em rádio.

Porque você consegue focar e atrair completamente a atenção da pessoa para você. Então esses são alguns motivos que fazem do e-mail marketing uma poderosa estratégia de marketing digital. Não deixe de trabalhar e-mail marketing. Estude mais sobre isso, busque mais informação. E acrescente técnicas de e-mail marketing nas suas campanhas de divulgação que você vai ter um resultado incrível.

Uma resposta

  1. Olá Jonathan, que bom que você lançou o seu blog. Estávamos esperando por isso mesmo.
    Desde já quero desejar que tenha muito sucesso. Irei ler artigo por artigo.
    Um abraço.

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