Olá, aqui quem fala é o Jonathan Taioba e eu estou gravando esse vídeo para falar com você sobre a escolha do nicho.

A escolha do nicho é extremamente importante, um assunto fundamental dentro do seu projeto digital. E muita gente trava nessa etapa. Muita gente trava nesse processo e não consegue caminhar. E eu quero falar porque é importante você escolher o seu nicho. Porque é importante você definir o nicho do seu projeto na internet.

Primeiro, o nicho é o alicerce de tudo que você vai fazer na internet. Tudo que você vai construir na internet, tudo que você vai desenvolver na internet. O seu projeto depende e começa com a escolha do nicho. Então é extremamente importante você escolher o nicho ideal, o nicho correto para o seu projeto.

Quando você escolhe o nicho, quando você define o nicho, você descobre duas coisas. A primeira delas é: quem é o seu público. E a segunda é: qual é o problema do seu público.

Descobrir essas duas cosias são extremamente importantes para você dar continuidade para seu projeto. Por exemplo, quando você descobre quem é o seu público, você entende como você deve se comunicar com esse público. Como você deve conversar com esse público. Qual a linguagem que você deve utilizar. Como que você deve falar com esse público.

Você descobre também a sua maneira de se apresentar. A sua maneira de comunicar com esse público. Dependendo da idade do público por exemplo, você vai se comunicar de uma forma mais formal, de uma forma mais informal. Se você tiver por exemplo gravando um vídeo para esse público, qual estilo de roupa que você deve vestir, para conectar com seu público, pra se aproximar dele, pra causar empatia com o público.

Então, quando você descobre quem é o seu público você começa a entender a melhor forma de se comunicar com ele, a melhor forma de falar com seu público e você começa a entender o estilo do seu público. Por isso que é importante você definir o nicho.

E a segunda coisa que você descobre quando você define o seu nicho, é quais são os problemas das pessoas, quais são as dificuldades dessa pessoa. Porque se você entende qual o problema dessa pessoa, qual a dificuldade dela, você consegue focar, acertar e resolver o problema dessa pessoa. Agregar valor, solucionar o problema dessa pessoa. Quando você descobre o problema, você foca nele.

Uma coisa que eu vejo é que às vezes você quer resolver todos os problemas do mundo. E é claro que essa pessoa tem vários problemas, o seu público tem vários problemas. Mas quando você define o seu nicho, você foca em resolver o problema daquela pessoa dentro do seu nicho especifico. Isso aumenta a sua autoridade com a pessoa, isso aumenta o respeito da pessoa com relação a você. Porque você se torna, na mente daquela pessoa, o especialista. Uma referência naquele assunto especifico pelo qual ela te acompanha.

Então você tem que entender o problema do seu público, qual é o problema dessas pessoas e como eu posso resolver esse problema. E quando você define isso, como eu posso resolver esse problema, e quando você define qual é o problema da pessoa, você começa a entender as melhores soluções que você pode oferecer para ela.

Se for um projeto digital, no caso que nós estamos falando aqui, qual a melhor maneira de resolver esse problema especifico desse público especifico que você já conhece. Será que a forma ideal seria um blog? Será que a forma ideal seria vídeos? Será que não seria interessante você trabalhar com um canal no Youtube por exemplo? Será que não seria interessante você criar um fórum? Será que não é interessante… Enfim.

Você começa a pensar quais são as melhores maneiras de resolver esse problema desse público. Será que um e-book? Será que infográficos não são interessante para resolver o problema dessas pessoas? Só que tudo isso, toda a sua maneira de trabalho começa com a definição do nicho. Que é quando você define o nicho você conhece as pessoas, você conhece os problemas das pessoas e você consegue ir direto ao ponto, resolver o problema dela de forma eficiente.

Isso aumenta a sua autoridade diante do seu mercado. Isso aumenta o respeito das pessoas, a admiração das pessoas por você e te posiciona como um líder no seu mercado. Como eu disse, tudo isso começa com a escolha do nicho. É importante, é fundamental que você saiba e tenha muito definido na sua mente qual o nicho de mercado você trabalhar antes mesmo de dar o seu primeiro passo no seu projeto digital.

Invista no alicerce do seu projeto, invista na base do seu projeto definindo o nicho com cuidado porque isso é muito importante.