Olá, aqui quem fala é o Jonathan Taioba e eu estou gravando esse vídeo porque eu quero contar uma história para você que faz muito sentido para mim. Na frente da minha casa estão construindo alguma coisa, na verdade eu não sei o que estão construindo. Tem um lote muito grande e a construtora já está há um bom tempo trabalhando nesse lote.

Eu lembro que era um lote vago, um lote muito grande e eu ficava imaginando o que seria feito nesse lote, o que seria construído e até hoje eu imagino o que será construído, só que de uns meses para cá essa construtora começou a trabalhar nesse lote. Alguns tratores vieram, limparam o lote, vieram alguns outros tratores, eu não sei muito bem os equipamentos que estão sendo utilizados, eu não conheço muito bem de obra, de construção civil.

Mas tem saído caminhões e caminhões de terra e depois de um tempo eles começaram a fincar alguns pedaços de madeira no chão e depois ficaram fazendo várias coisas, construíram algumas escadas pros próprios funcionários passarem, e eu sei que já fazem meses que essa construtora está trabalhando nesse lote e eu olho pra fora da minha janela e eu vejo esse lote do outro lado, na verdade é a única coisa que eu vejo é terra e alguns pedaços de madeira fincados e um monte de gente de capacete andando de um lado pro outro.

E eu fico me perguntando ‘gente como é que pode uma construção há meses e tudo que eu vejo é terra e não vejo nada acontecendo’. E é interessante e isso me chamou a atenção porque a construção civil na verdade quando você vai estudar um pouco, é interessante que se você quer construir um prédio muito alto, você tem que construir um alicerce forte. Quanto mais alto você quer construir, ou quanto mais você quer construir de altura o edifício, você também tem que fazer um alicerce profundo.

Então se você quer um prédio muito alto, uma construção muito alta, você tem que fazer um alicerce muito profundo e muito forte. Você tem que fazer um alicerce que vai dar conta de sustentar aquele prédio, aquela estrutura toda.

E a gente já está aqui há meses vendo essa obra acontecer e até hoje não subiu um tijolo acima do nível da terra, um tijolo acima do nível do chão. Tudo que eles têm feito é trabalhar na base, no alicerce do trabalho. E para quem está fora, igual eu que estou olhando aqui do lado, parece que não está acontecendo nada, parece que está cheio de gente lá trabalhando, mas eles não produzem, não fazem nada.

E a verdade é que eles estão fazendo muito, eles estão construindo a base porque daqui a pouco vão começar a levantar o prédio e quando o prédio tiver de pé, o prédio vai durar a vida inteira sem sofrer abalo na estrutura porque eles investiram no alicerce.

Por que que eu estou contando essa história para você? Porque muita gente chega para mim e procura sobre uma maneira de criar um negócio na internet, uma maneira de construir o seu negócio na internet e essas pessoas vêm para mim com uma mentalidade muito errada de que elas vão começar a pesquisar e estudar sobre isso agora e daqui a um mês elas vão estar com seu negócio no ar e vão poder largar o seu emprego e trabalhar com seu negócio na internet.

Mas infelizmente a minha resposta às vezes frustra essas pessoas. Porque assim como essa história aqui do lote que está construindo na frente da minha casa, assim é um trabalho na internet. Você na verdade está construindo um negócio na internet. Você não vai instalar os seus dedos e no outro dia o seu projeto criado rendendo e dando lucros.

Isso não é da noite para o dia. Você na verdade está construindo o seu negócio na internet. E isso exige de você criar um alicerce profundo. E muitas vezes as pessoas vem até mim e eu indico e explico o que elas têm que fazer, elas compram alguns dos meus cursos e vão em alguns dos eventos em que eu palestro e elas sabem o que elas têm que fazer e a reclamação é ‘eu to fazendo mas eu não to vendo nada acontecer’.

E parece muito comigo olhando o lote aqui na frente, eu não to vendo nada e parece que está todo mundo trabalhando, mas parece que não está fazendo nada porque eu não vejo nada. E a verdade é que por mais que você não esteja percebendo ainda o fruto do seu trabalho, por mais que você ache que você está fazendo e não ta tendo resultado, por mais que você ache que você está trabalhando e parece que não ta dando certo, você pode acreditar você está construindo pra baixo e isso é bom.

Você está construindo seu alicerce, você ta criando uma base forte para quando as coisas começarem a acontecer.

Uma outra história bem legal que também eu percebi e isso fala muito comigo, é que minha esposa ela ta fazendo aula de inglês e ela está fazendo aula particular e ela nunca teve muito interesse por inglês, mas recentemente ela se interessou e eu motivei ela bastante, ela ta fazendo aula de inglês.

Então ela faz aula com um professor particular e já tem alguns meses que ela ta fazendo aula, mais de um ano na verdade que ela ta fazendo aula. E o engraçado é que ela começou a fazer aula e fez aula um mês, dois meses, três meses, quatro meses e ela não via resultado. Ela não conseguia falar, ela não conseguia conversar nada em inglês. Depois de um ano de aula ela não conseguia falar nada em inglês, ela não conseguia conversar nada em inglês.

E aquilo era muito frustrante para ela e eu até cheguei a pensar que não estava dando resultado e eu falei ‘vamos trocar de professor porque poxa você ta fazendo há mais de um ano a aula e não ta dando resultado’ e é impressionante que depois de um ano de aula, depois que ela completou um ano de aula, meio que da noite para o dia ela começou a falar. Ela começou a falar coisas que ela não falava antes.

Ela começou a conversar em inglês, hoje a gente consegue ter um diálogo em inglês. Mas parece que até um ano que ela estava fazendo aula, nada acontecia, ela não aprendia nada, ela não desenvolvia nada. E depois que completou esse um ano, ela finalmente começou a falar inglês.

E isso me lembrou muito uma criança. A gente pega uma criança que acabou de nascer, na verdade desde o momento que ela nasce ela já ta aprendendo a falar. Não fala, mas a mente dela ta absorvendo tudo que os pais tão falando ao redor dela e ela ta ouvindo aquilo e aquilo ta entrando na mente dela e aquilo ta começando a fazer sentido para ela e de repente ela começa a reconhecer alguns padrões até que chegue com um ano, algumas crianças com alguns meses ela fala ‘papai, mamãe’, ela fala as primeiras palavras.

A gente acha que ela começou a falar da noite para o dia, quando na verdade ela já estava aprendendo a falar desde o dia que ela nasceu que ela começou a ouvir as primeiras palavras. E assim é com você que quer criar o seu negócio na internet. Às vezes você ta trabalhando e tem um mês, dois meses, três meses e você não ta vendo muito resultado e você acha que ta cometendo erros e que aquilo não ta te ajudando em nada e você começa a se frustrar, e de repente depois de um tempo, de alguns meses, você começa a se acertar.

Você começa a fazer as coisas certas, você começa a ver resultado no seu trabalho. E você começa a se animar. Só que primeiro você tem que passar por esse processo, por esse tempo onde você estuda, você faz e não vê muito resultado. Onde você ta ali trabalhando, mas parece que não ta acontecendo nada. E na verdade a sua mente ta amadurecendo, a sua mente ta processando todo aquele conhecimento e depois de um tempo, na hora certa, você vai começar a ver os primeiros tijolos novos em cima dessa construção.

E você vai ver que depois que a base ta formada, o alicerce ta formado, o crescimento da estrutura por cima daquele alicerce acontece muito mais rápido. Então a minha palavra para você é: tenha paciência com você mesmo. O menino que acabou de nascer não adianta ele querer aprender a falar em um mês ou dois meses, ele tem que esperar o processo.

Ele vai ficar um ano ouvindo o pai falar, a mãe falar no ouvido dele, para ele conseguir depois disso falar as primeiras palavras. E a verdade é que todos nós aprendemos a falar de tanto ouvir e é assim enquanto você vai estudando, lendo colocando em pratica, cometendo os seus erros. Tudo isso vai fazendo você crescer, amadurecer, é um processo de aprendizado que faz parte e não tem como pular essa etapa.

Então se você ta tentando, se você ta trabalhando e não ta vendo resultado e ta achando que não ta dando certo, eu quero falar para você que você está no caminho certo. Foi assim comigo, foi assim com vários outros empreendedores digitais de sucesso que eu conheço e não vai ser diferente com você. Você ta no caminho certo.

Continue estudando, continue tentando colocar em pratica aquilo que você aprendeu gaguejando, aquela criança que começa a gaguejar, a querer pronunciar algumas palavras e não sai nada, continua tentando. Continua tentando colocar em pratica o pouco que você vai aprendendo e pode ter certeza que é uma hora, parece que no efeito da noite para o dia, as coisas vão começar a fazer sentido pra você, você vai começar a colocar em pratica, vai começar a dar certo e enfim, você vai ter resultado.

Não desiste porque você está no caminho certo. Eu tenho certeza que você vai construir um edifício enorme, um projeto lindo na internet se você persistir e tiver paciência consigo mesmo.

 

Compartilhe este artigo nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.