#004

Há aproximadamente três anos eu citei pela primeira vez uma das frases mais verdadeiras no marketing digital e que me inspira diariamente a continuar com os meus projetos e negócios online. Uma frase do famoso escritor, poeta e filósofo Ralph Waldo Emerson que trata da relação entre princípios e métodos:
“Quanto aos métodos, pode haver mais de 1 milhão deles, mas são poucos os princípios. O homem que souber os princípios pode selecionar com sucesso os próprios métodos. O homem que testar os métodos, ignorando os princípios, certamente terá problemas”

Você deve estar se perguntando por que essa frase tem relação com o marketing digital. Eu explico: a internet muda a todo momento e uma estratégia de marketing projetada cuidadosamente pode levar apenas alguns dias para se tornar ineficiente ou até mesmo obsoleta.

Isso acontece pois grande parte das estratégias criadas hoje são baseadas nas mudanças e novidades que surgem nas ferramentas de comunicação que utilizamos. Ou seja, relacionando com a frase do Ralph Waldo, grande parte dessas estratégias são baseadas apenas nos métodos.

Por exemplo, o Facebook lança um novo recurso para publicações na linha do tempo das páginas. Uma empresa que trabalha com redes sociais rapidamente cria uma ação explorando esse novo recurso. Dois dias depois, o Facebook lança um recurso ainda melhor que o anterior e a ação criada pela empresa já se torna antiga e obsoleta.

O mesmo pode acontecer com outras coisas. O Google divulga uma nova atualização, o YouTube entra no clima e muda alguma coisa, o Twitter muda alguma importante configuração e por aí vai. Com isso, nos vemos frequentemente criando novas técnicas e métodos mirabolantes para dominar a internet, tentando acompanhar a velocidade frenética com que as coisas acontecem.

Novamente deixo a frase do escritor Ralph para uma reflexão: “Quanto aos métodos, pode haver mais de 1 milhão deles, mas são poucos os princípios. O homem que souber os princípios pode selecionar com sucesso os próprios métodos. O homem que testar os métodos, ignorando os princípios, certamente terá problemas”.

Manter-se atualizado é fundamental para o sucesso de suas campanhas de marketing, porém se preocupar com as técnicas sem considerar os princípios é como correr atrás do rabo. Você começa a ficar dependente de novos lançamentos no meio digital, sem saber se sua ação durará pouco mais que uma semana. Ela começa a ficar ultrapassada rapidamente.

Quando alguma ferramenta que você utiliza lançar um novo recurso, pense muito antes de criar um plano em cima desse recurso. Reflita se esse é o melhor passo. Pense se esse é o melhor método a ser seguido. Será mesmo que um novo recurso é realmente o que o seu negócio precisa? Ou será que é melhor esperar e pensar com calma, levando em consideração os princípios que você conhece?

Então, preocupe-se em entender os princípios e com certeza será capaz de escolher, em meio a tantas novidades, quais as melhores técnicas e métodos para alcançar o resultado que deseja.

2 respostas

  1. Olá Jonathan, texto perfeito!

    Deixo aqui dois princípios citados no texto “Como manter a atenção do seu publico”.

    – Sair do comum, fazer diferente, Surpreender.
    – Se preocupar e realmente querer ajudar, dar atenção as pessoas.

    Abraços.

    1. Olá Ruberlan,
      Muito importante os princípios que você citou. Na verdade são indispensáveis para criar um negócio de sucesso.

      Obrigado pelo comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.