Olá! Aqui quem fala é Jonathan Taioba e hoje eu quero falar com você sobre análise de causas. É algo que eu faço em muitos dos meus projetos, me ajuda muito a focar as minhas energias e as minhas ações naquilo que realmente vai trazer resultado para o meu negócio e eu acredito que pode ser um grande diferencial também para você aí nos seus projetos, ok? Como que funciona isso? A ideia da análise de causa é você identificar as causas-raiz  que realmente estão afetando o seu objetivo, estão afetando aquilo que você esta buscando.

A primeira coisa que você tem que fazer é definir qual é o seu problema. Então o seu problema é: quero criar um negócio na internet e não consigo criar um negócio na internet; eu quero começar o meu negócio na internet e eu não estou tendo sucesso, eu não consigo ganhar dinheiro na internet. Esse é o seu problema e você começa a se perguntar: “por que eu não estou conseguindo ganhar dinheiro na internet?”; “por que eu não consigo criar o meu negócio?”. E você começa a responder a essa pergunta: por que? Por que? Por que? E você começa a responder isso. Alguns porquês que eu vou dar de exemplo: por exemplo, “eu não consigo ganhar dinheiro na internet porque eu não tenho tempo de dedicar ao meu projeto. Então, eu não estou conseguindo ter sucesso porque eu não tenho tempo de dedicar ao meu projeto.” Esse é um porque, só que você começa a pensar: “será que existe um porque por trás desse por que?” A ideia é você chegar na causa raiz, não ter tempo talvez seja o problema, mas você pode aprofundar isso mais. Então, eu não consigo ter sucesso na internet porque eu não tenho tempo para dedicar ao meu projeto. Por que eu não tenho tempo para dedicar ao meu projeto? Você desce um nível a mais ainda, eu não tenho tempo para dedicar ao meu projeto porque eu sou envolvido talvez com muitas coisas, faço muitas coisas, tenho muitas atividades e não tenho tempo liberado para dedicar aos meus projetos. Então a causa-raiz ali no final das contas é o fato de você estar envolvido em tanta coisa que não sobra tempo para você dedicar no seu projeto. Uma outra coisa: “ah, eu não consigo ter sucesso na internet, eu não consigo criar o meu projeto porque eu não sei por onde começar.” Isso é um problema, ” eu não sei por onde começar, esse é o porque.

A ultima análise de causa que eu fiz no meu projeto, por exemplo, nós chegamos a 97 causas-raíz para os problemas que a gente estava analisando. Claro que não era um problema só, eram em torno de quatro problemas, mas nós chegamos a 97 causas-raiz. Então não para, tenta chegar à exaustão máxima de ideias, pensa tudo que pode estar influenciando, tudo que pode estar impactando ali no seu objetivo, que é aqui, no nosso exemplo, aqui que é criar um negocio de sucesso na internet.

Então ok, você definiu os porquês. Teve lá, 5, 6, 10, 20 porquês de coisas que estão atrapalhando, que estão fazendo com que você não consiga criar o seu negócio de sucesso na internet. O próximo passo é priorizar isso porque nem todos esses porquês têm a mesma prioridade, e você pode definir essas prioridades. Minha sugestão é: prioridade 1, prioridade 5 e prioridade 10. Prioridade 1 é uma coisa que impacta, mas não impacta muito, não está causando tanto impacto lá no seu problema, prioridade 5 causa um impacto grande ou que talvez acontece às vezes e quando acontece causa impacto grande, então acontece às vezes ou então tem um impacto grande e prioridade 10 é aquilo que está impactando fortemente, aquilo que tem um impacto grande no seu negócio e está acontecendo muitas vezes. Então você tem prioridade 1, prioridade 5 e prioridade 10. Prioridade 10 é aquilo que você tem que fazer agora, que você tem que resolver agora. E você tem, então, uma lista de porquês e você já definiu a prioridade de cada um desses porquês.

O próximo passo é pegar as causas que são prioridade 10, aquilo que realmente está impactando, que  está impedindo você de chegar lá no seu objetivo que é criar um negócio de sucesso na internet e você vai trabalhar em cima desses porquês dessas causas, que tem prioridade 10. E o que você faz? Você começa então a definir um plano de ação, uma estratégia para resolver aquele problema. Então vamos pensar no porque, eu não estou conseguindo criar um negócio na internet porque eu não sei por onde começar. Esse “eu não sei por onde começar” é prioridade 10. Você tem que saber por onde começar, você tem que saber o que você vai fazer, se você o que vai fazer, é obvio que você não vai conseguir fazer nada. Então você define agora “o que eu vou fazer para resolver esse porque? O que que eu vou fazer para resolver isso? Então, a minha ação para resolver esse problema é fazer um planejamento do meu projeto da internet. Então, eu vou sentar com uma folha de papel em um quarto onde não vai ter ninguém eu vou começar a rascunhar, rabiscar o meu projeto na internet, eu vou começar a fazer um planejamento e eu vou definir ali o projeto mesmo, o planejamento do meu negócio na internet. Quando eu fizer isso, eu vou ter ali na minha mão o meu planejamento e eu vou saber exatamente o que fazer, então isso vai me ajudar a ter o meu projeto na internet, isso vai me ajudar a conseguir criar o meu projeto na internet. Então você começa a trabalhar, e aí, depois que você define o que você vai fazer, você define data, então “eu vou fazer esse planejamento e eu tenho até a próxima semana para fazer esse planejamento, até a próxima segunda feira eu tenho que fazer esse planejamento”.

Então você, primeira coisa define o seu problema (não consigo ganhar dinheiro na internet), depois você define os porquês desse problema (eu não consigo ganhar dinheiro na internet porque eu não tenho tempo, porque eu me dedico a coisas demais, porque eu não sei por onde começar, porque eu não tenho dinheiro, porque eu estou com medo de começar e errar), enfim, você define todos os porquês. Depois você lista por prioridade: prioridade 1, prioridade 5 e prioridade 10, e começa naquelas causas que têm prioridade 10, definindo o que você vai fazer para resolver aquele problema e quando você vai fazer essa ação, ai você vai ter na sua frente um mapa dos problemas que estão te impactando mais e o que você vai fazer para resolver esses problemas, e a data que você vai fazer, isso vai te permitir, ao invés de você ficar atirando para tudo quanto é lado e fazendo coisas que não ajudam na verdade, você vai estar concentrando suas energias nos problemas que realmente estão te atrapalhando muito, ai você vai ver que o seu projeto vai começar a acontecer e o seu sucesso vai estar muito mais próximo de você do que estava antes, tá certo? E uma coisa prática que você pode fazer agora, e vai te deixar muito mais perto do seu objetivo, muito mais perto do seu sucesso com o seu negócio, certo? Coloca isso em prática, que eu tenho certeza que vai ser um diferencial nos seus negócios. Um abraço e até o próximo vídeo.

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Um abraço então e nos vemos lá.

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