#002

Seja numa conversa com um amigo, no encontro da família, numa reunião de negócios ou em um artigo postado no blog, nós estamos frequentemente lutando pela atenção das pessoas. E é completamente natural pensar sobre isso nos dias de hoje, considerando o amontoado de informações que chegam a cada um de nós durante todos os nossos momentos.

A verdade é que nós estamos sempre disputando entre centenas de outras coisas, sejam elas engraçadas, curiosas, notícias diárias, brigas entre famosos etc., que nos bombardeiam a todo momento e de todos os lados, principalmente na internet – e essa situação se intensificou ainda mais com o uso continuo dos smartphones, onde temos acesso a qualquer site ou rede social facilmente.

Essa situação é o que chamamos de overdose de informação. Essa condição é recente e tende a aumentar nos próximos anos, principalmente com a melhoria da tecnologia, da internet e de outras coisas que possam influenciar.

Nunca na história da humanidade tivemos acesso tão fácil a tanta informação. Não precisamos mais procurar, ela simplesmente vem até nós por todos os lados sem pedir licença. Um pequeno exemplo é pegar o transporte público, seja o metrô ou o ônibus. Se você parar para reparar nas outras pessoas, todas ou a grande maioria estarão com um aparelho eletrônico na mão. Seja ele seu smartphone, seu tablete, seu e-reader ou o seu mp3.

E em todas essas opções a pessoa está recebendo informação e disputando sua atenção com o aparelho e a mensagem que recebe dele com o que acontece a sua volta – se o seu ponto de descida está chegando, se algum idoso precisa se sentar, se tem alguém lhe chamando etc. A todo instante estamos disputando nossa atenção com diversas coisas.

Diante disso, o nosso grande desafio é: como construir uma audiência fiel? Como atrair a atenção das pessoas e fazer com que elas olhem para aquilo que você está fazendo na internet? Como fazer com que seu conteúdo seja mais atrativo que aquele oferecido pelos sites engraçados ou notícias de famosos? E o mais difícil: como fazê-las continuar olhando?

Poderíamos ficar aqui por horas e horas falando sobre isso, mas eu gostaria de me limitar a dois princípios fundamentais para atrair e reter a atenção das pessoas:

1 – A forma mais eficaz de MATAR a atenção de alguém e fazer com que a pessoa não te note é fazer sempre a mesma coisa! Principalmente se existirem outros fazendo o mesmo que você. Se você quer atrair a atenção das pessoas, faça algo que elas não esperam que você faça.  Surpreenda! Saia do comum, não siga a mesma coisa que os seus concorrentes estão fazendo. Tente sempre surpreender seu público, fazendo com que ele não se canse do que você tem a oferecer. Esse é o primeiro princípio.

2 – Um outro princípio muito importante é que nós, geralmente, prestamos atenção nas pessoas que prestam atenção em nós. Ouvir e entender sua audiência é o primeiro passo para criar algo que seja realmente atraente. Quando criar algo, seja um artigo, vídeo ou produto novo, faça de forma que as pessoas percebam que você se preocupa e quer realmente ajudar. Crie seu conteúdo mostrando que ele é útil para o seu público e que você está sempre buscando maneiras de ajudar as pessoas que estão prestando atenção em você. Afinal, é para elas que você está criando. Preste mais atenção nas pessoas e elas retribuirão essa atenção!

E você, o que está fazendo para despertar o interesse e ganhar a atenção das pessoas? Quais conteúdos você anda produzindo? Você está conseguindo manter o seu público engajado no seu projeto?

 

Compartilhe este artigo nas redes sociais:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.