Olá, aqui quem fala é o Jonathan Taioba e hoje eu estou gravando mais um vídeo e nesse vídeo eu quero falar com você sobre como trabalhar de forma efetiva nas redes sociais ou como usar as redes sociais com sucesso no seu projeto.

Tem algumas dicas, alguns princípios básicos, mas que são extremamente importantes se você quer ter sucesso de verdade. Primeiro deles é tentar imaginar onde está o seu público alvo nas redes sociais. Quando a gente pensa ‘vou trabalhar as redes sociais’, a primeira coisa que a gente pensa é o Facebook. ‘Ah vou trabalhar o Facebook, vou criar um perfil no Facebook…’, mas é possível que o seu mercado, a sua comunidade, o seu público, represente de forma mais consistente ou até com mais força em outras redes sociais.

Então você começa a se perguntar: quais redes sociais eu posso trabalhar? Quais redes sociais são relevantes para o meu público? Talvez seja o Facebook, talvez seja o LinkedIn, talvez seja o Instagram, talvez seja o Twitter… Quais são as redes sociais que o seu público está lá presente? Quais são as redes sociais que tem uma comunidade forte do seu público alvo? Primeiro passo antes de começar um trabalho é saber qual rede social você vai trabalhar. Talvez seja a oportunidade de você fugir do obvio, fugir de onde seus concorrentes tão atuando e trabalhar em uma rede social que poucas pessoas tão agindo, poucas pessoas tão atuando você vai conseguir se destacar facilmente.

Depois de você definir essas redes sociais você precisa entender como as pessoas interagem, como as pessoas utilizam essas redes sociais. Uma coisa que é super importante você pensar é que a maioria das redes sociais hoje, principalmente o Facebook, Twitter etc., são utilizados em smartphones. As pessoas se comunicam nessas redes sociais através do smartphone. Isso é muito importante na hora de você produzir o seu conteúdo.

Seja uma imagem, seja uma frase que você posta, alguma coisa legal a pessoa vai ver aquilo no smartphone. Então você tem que pensar muito bem em como você vai criar aquele conteúdo para que quando a pessoa acessar e consumir aquele conteúdo seu, ela consiga ver aquilo com clareza, ver com clareza no seu celular dela. Então, não pense que a pessoa vai ver sempre aquilo na tela de um computador porque na maioria das vezes ela vai ver aquilo no smartphone.

Depois como que é a comunicação dessa rede social que você vai atuar? Se você for atuar por exemplo no Facebook, as pessoas estão acostumadas a comunicar de uma forma mais informal, de uma forma mais pessoal. Se você for para uma rede mais profissional, como o LinkedIn, você precisa se comunicar de uma forma mais profissional, mais formal, porque é o perfil daquela rede social.

Então, talvez você vai atuar em duas redes sociais e nas duas redes sociais você vai se comunicar talvez de uma forma um pouco diferente. Talvez você vai fazer menos piada, vai colocar conteúdo mais direto, mais profissional, como um LinkedIn por exemplo. E talvez um texto mais informal, nada que vai descaracterizar sua comunicação, mas um pouco mais informal, no Facebook por exemplo, porque as pessoas lá se comunicam dessa forma.

Então você começa a entender como as pessoas utilizam as redes sociais, você começa a entender a forma a se comunicar em cada uma delas.

E, por último, ainda dentro desse assunto: qual o tipo de conteúdo que as pessoas compartilham e consomem nessas redes sociais. É melhor postar imagem, é melhor postar vídeo, é melhor postar texto, links simplesmente. Essa rede social como ela é utilizada.

Eu estava dando exemplo a respeito do Twitter. Há um tempo atrás o Twitter era simplesmente link, você tinha 140 caracteres para posta um texto e talvez um link encurtado para conseguir caber nos 140 caracteres. Hoje você consegue postar foto, imagem no Twitter. Então como que você se comunica, você vai criar conteúdo para o Twitter, vai criar conteúdo para o Facebook…. Será que em um é legal postar imagem em outro é legal postar só texto? NO outro canal eu vou postar vídeo. Então você começa a entender isso.

Para isso você primeiro define as redes sociais que você vai trabalhar e como as pessoas se comunicam nessas redes sociais. E depois disso você então a produzir conteúdo.

Aqui vem uma dica muito importante, um princípio muito importante, que é você agregar e entregar valor a pessoa. Você precisa entregar valor. A pessoa precisa perceber valor em você e no trabalho que você faz na rede social. Para isso tem três coisas que são muito importantes:

Primeiro: você precisa ter foco. Você precisa entregar para as pessoas exatamente o que elas esperam de você. Por que que eu estou falando isso? Porque talvez lá sua página no Facebook com milhares de fãs e você atua num nicho especifico, você atua no nicho profissional por exemplo, dando dicas de carreira. E ai de repente você recebeu um vídeo, você recebeu uma piada que é tão engraçada que você gostou dela tanto que você vai querer compartilhar ela na sua página para alegrar os seus fãs.

Só que aquilo não tem nada a ver com seu nicho. Não é isso que as pessoas esperam de você, não foi para isso que elas curtiram a sua página, não foi por isso que elas te seguiram no Twitter, não foi por isso que elas assinaram seu canal no Youtube, não foi por isso que elas começaram a acompanhar você. Elas começaram a acompanhar você por causa do nicho profissional, nicho de desenvolvimento de carreira.

Então, tenha foco no seu nicho e entregue para as pessoas o que elas esperam de você. Não misture as cosias só porque você achou engraçado aquele artigo que não tem nada a ver, que não agrega nenhum valor dentro do seu nicho. Evite esse tipo de coisa. Porque você acaba tirando o foco e perdendo força para o seu nicho de mercado.

Segundo: seja útil para as pessoas. Seja útil para as pessoas que te acompanham. Quando você parar de ser útil para as pessoas elas vão parar de prestar atenção em você. É interessante pensar que quando você vai para as redes sociais você vai disputar atenção dessa pessoa com várias outras pessoas, vários outros perfis, com piada de amigo, vídeo engraçado, frase legal, joguinho e tudo mais. Você vai estar disputando atenção dessa pessoa.

Quando você parar de ser útil para ela, ela não vai mais dar a atenção dela para você porque tem muitas outras coisas chamando a atenção dela. Então você precisa manter sempre em alta a percepção da pessoa de que você é útil, de que você realmente soluciona os problemas dela, de que você ajuda ela e que vale a pena ela tirar um tempo dela para ver o seu vídeo, para ver o seu texto enfim, pra acompanhar você porque você é útil pra ela. Nunca perca isso de foco. Sempre que você for postar alguma coisa no seu canal, você tem que postar alguma coisa que seja útil para as pessoas.

E, por último, seja consistente. Trabalhar em redes sociais não é só simplesmente criar um perfil legal, pra estar lá dentro. Se você for postar um perfil para postar uma vez no ano é melhor nem criar esse perfil. Você tem que ser consistente.

Ser consistente não significa que você vai postar todos os dias. Você, por exemplo, definir que você vai postar um conteúdo por semana, você tem que postar um conteúdo por semana. Mas ser consistente nisso. As pessoas vão esperar de você um conteúdo por semana. Então seja consistente naquela rede social. Não crie um perfil e abandone o perfil na rede social.

Se você for atuar em uma rede social só, seja consistente nisso. Se você decidir trabalhar em três redes sociais, entenda que isso vai demandar tempo, você vai ter que criar conteúdo especifico para cada uma delas, um conteúdo diferente para cada uma delas e ser consistente na sua participação ali. Dessa forma você vai conseguir criar uma estratégia interessante, uma estratégia eficaz nas redes sociais e se posicionar acima dos seus concorrentes e ter sucesso nas suas estratégias.

Bom, coloque em pratica e espero que você tenha muito sucesso nos seus projetos.

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