Olá, aqui quem fala é o Jonathan Taioba e eu estou gravando esse vídeo para falar para você sobre o valor do conhecimento. Algo que para mim é muito importante e eu queria compartilhar que eu tenho certeza que isso vai transformar a forma como você vê a internet, a forma como você vê o processo de criar um negócio na internet.

Bom, quando Benjamin Franklin tinha 12 anos ele estava prestes a começar a trabalhar no negócio do pai dele, um negócio de velas. O pai dele tinha uma empresa de velas, um negócio de velas muito lucrativo, um negócio de família que rendia muito dinheiro.

Só que o Benjamin Franklin não queria trabalhar no negócio do pai. E Benjamin Franklin decidiu trabalhar numa empresa do irmão mais velho que era uma gráfica recém montada. E essa gráfica não dava tanto lucro quanto o negócio do pai. A ideia era que o Benjamin Franklin começasse a trabalhar no negócio do pai e depois de alguns anos de aprendizado ele assumisse o negócio do pai e tocasse a empresa, tocasse os negócios. Algo extremamente lucrativo.

E Benjamin Franklin decide abrir mão disso para trabalhar na gráfica do irmão mais velho, algo que demoraria muito mais tempo para ele conseguir assumir e algo que, nem de longe, chegava no lucro do negócio do pai.

E a família ficou muito frustrada, isso gerou muitas complicações na família. Só que o que o pai do Benjamin Franklin não sabia, é que o Benjamin Franklin queria ser escritor, ele tinha vontade de ser escritor. E naquele momento, para ele trabalhar no negócio do pai, por mais que gerasse mais lucro, por mais que o salário fosse maior, o tempo de aprendizagem fosse melhor e ele iria ter mais sucesso financeiro, imediato. Ele sabia que trabalhar na gráfica do irmão, ia significa para ele aprender, ter acesso a conhecimentos que na empresa do pai ele não teria.

E ele foi trabalhar na gráfica do irmão e ficou vários anos trabalhando, ganhando muito menos do que ganharia com o pai, só que lá na gráfica do irmão ele teve oportunidade de ter acesso a comunicações, livros, revisar textos e com isso adquirir muito conhecimento. Coisas que ajudaram ele na sua carreira e também no seu trabalho como escritor.

Por que que eu contei essa história? Porque se você está começando o seu negócio na internet, e eu digo isso porque alguns anos atrás eu estava começando um negócio na internet, muitas vezes nossa preocupação, nosso foco é com resultado imediato. Eu quero ganhar dinheiro, eu quero construir o meu negócio e ter sucesso, eu quero ganhar dinheiro na internet. Quanto tempo que eu levar para ganhar dinheiro? Quanto que eu vou ganhar daqui a seis meses? Quanto eu vou está ganhando daqui a um mês? Quanto tempo que eu vou demorar para ter sucesso?

E a gente tem esse tipo de pergunta e a gente fica buscando resultado rápido.

Só que eu quero que você tire um pouco a sua mentalidade no lucro e no ganho imediato e perceba o valor do conhecimento. Se você está dando os seus primeiros passos na internet, o mais importante agora pra você não é o quanto você vai ganhar hoje, o quanto você vai ganhar daqui a uma semana, o quanto você vai está ganhando daqui a um mês na internet. Mas é o conhecimento que você vai acumular no decorrer desse processo.

Desde agora, do tempo que você começou até o momento que você ganhar dinheiro na internet e ter sucesso, existe um processo que é a curva de aprendizado. E esse conhecimento que você vai adquirir durante esse processo de aprendizado, tem valor muito maior que o dinheiro que você vai ganhar durante esse processo.

Antes de eu conseguir ganhar meu primeiro real na internet, precisei passar por muito tempo estudando. Eu trabalhava em dois lugares, fazia faculdade a noite, chegava da faculdade e ficava estudando até 4horas da manhã, para acordar e pegar serviço de novo. E não foi um tempo fácil. Eu não ganhava dinheiro nessa época. Mas eu estudei muito porque eu sabia que esse conhecimento não ia me fazer ganhar mil reais na internet ou ia me fazer ganhar um bom trocado no final do mês.

Mas ia me permitir criar um negócio solido, um negócio real que sustentasse a mim e a minha família por anos. E foi o que eu consegui hoje. Uma empresa séria, que trabalha com internet não porque eu optei por ganhar dinheiro rápido, mas porque eu soube valorizar o conhecimento que eu adquiri. E naquele momento eu entendi que o conhecimento era mais importante.

Então, as vezes nesse começo é hora de você parar de pensar em ter lucro e ganhar dinheiro rápido, e se preocupar em aprender, acumular conhecimento, acumular informação, que vai te permitir construir um negócio sério, um negócio estável, um negócio que vai resistir as mudanças da internet, resistir a crises, a momentos difíceis e vai permitir a você está estável na internet quando muitas vezes pessoas caem, pessoas não conseguem sustentar o seu negócio porque procuram lucro rápido, procuram ganhos rápidos e esquecem de valorizar o conhecimento.

Então a minha dica para você nesse vídeo é: entenda o valor do conhecimento. E nesse caso o valor do conhecimento é muito maior do que o valor do lucro ou dos ganhos que você pode ter imediatamente com seu trabalho na internet.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.