Olá, aqui quem fala é o Jonathan Taioba e hoje eu estou gravando esse vídeo para conversar com você sobre produtividade.

Uma dúvida que eu recebo muito e parece que é um problema de várias pessoas, é sobre como ser produtivo trabalhando em casa. Então, se você começou seu projeto digital, se você quer trabalhar pela internet ou se você já trabalha pela internet e trabalha em casa, esse é um problema que talvez você também tenha.

Bom, eu trabalhei em casa muito tempo, trabalhei em casa durante muitos anos e passei por todos esses problemas. Eu tive que aprender a ser produtivo e fazer as coisas, tive que aprender a ter resultado trabalhando dentro de casa. Eu quero dar para você algumas dicas. Algumas coisas que funcionaram para mim e eu acredito que possam funcionar muito bem para você também. Para você aumentar sua produtividade trabalhando dentro de casa.

A primeira coisa, a primeira dica que eu quero dar para você é tenha um lugar fixo para você trabalhar na sua casa, um lugar que vai ser ali seu escritório. Para mim não funcionava bem trabalhar dentro do meu quarto, porque eu não conseguia trabalhar vendo a minha cama ali do lado. Para você talvez funcione. Então defina o lugar que você vai trabalhar. Pode ser dentro do seu quarto, pode ser na sala. Mas tem que ser um lugar em que você vai conseguir ser mais produtivo.

Algumas coisas que podem atrapalhar, seja talvez barulho demais, pessoas tendo acesso toda hora a esse cômodo. Então nesse caso talvez seja melhor um lugar mais reservado se isso te atrapalha. Ou se a sua cama te incomoda, se sua cama chama sua atenção mais que seu computador, sai do seu quarto e vai para outro lugar. Então escolha um lugar fixo. Você pode testar os vários cômodos da sua casa.

O ideal é que você tenha o escritório exclusivo. Se você tiver um cômodo que você não está utilizando, transforma no seu escritório. Coloca ali uma mesa com uma cadeira, um lugar simples, para você poder fechar a porta e trabalhar. Essa é a primeira dica.

A segunda dica é criar uma rotina. Definir uma rotina, os seus horários. Ter um horário definido. Horário de começar a trabalhar, horário de largar serviço. Porque que isso é importante? Muita gente fala ‘Jonathan mas ai tira minha liberdade. Trabalho pela internet exatamente pra ter liberdade e você vem falar pra criar uma rotina?’. Sim, pode parecer meio que contramão, mas é exatamente isso.

Para você poder quebrar sua rotina e ter sua liberdade, primeiro você precisa criar essa rotina porque senão você não vai conseguir ser produtivo. Então, defina seu horário. Olha, vou começar a trabalhar 9horas da manhã e vou largar serviço as 16horas, vou largar serviço as 17horas. Ainda que seja esse período.

Mas tenha seu horário, tenha sua rotina de trabalho, para você se acostumar a essa rotina, o seu corpo se acostumar com sua rotina. Então defina a sua rotina, o seu tempo de trabalho. Isso vai te ajudar a não misturar tempo de trabalho, com seu relacionamento pessoal, com seu relacionamento de família. Vai ajudar o seu trabalho a não atrapalhar o seu casamento, o seu relacionamento com as outras pessoas e vai te permitir a fazer outras coisas também além do trabalho que é o grande problema de quem trabalha em casa. Acaba trabalhando demais e não tem tempo para as outras coisas.

Depois que você definir essa rotina, a próxima dica é: converse sobre isso com a sua família. Se você é casado, a sua esposa ou o seu marido precisa saber que naquele tempo que você definiu, ali é o seu trabalho. Quando você define o seu lugar, o meu quarto tem aquela mesa, ali é o meu escritório. E conversa com sua esposa com seu marido, meu horário de trabalho é das 9 às 16 e aquela mesa é o meu escritório. Quando você me ver sentado ali nesse horário significa que eu estou trabalhando.

Conversa. É claro que isso vai ser com o tempo, as pessoas vão começar a se acostumar com isso, no começo as pessoas vão achar que você fica à toa o dia inteiro e que elas podem te chamar qualquer hora do dia que você vai estar disponível. Mas com o tempo elas vão começar a perceber que sim, dentro da sua rotina você está trabalhando, você está fazendo ali o seu papel.

Uma outra dica muito importante: não comece o seu dia sem saber o que você vai fazer naquele dia.  Várias vezes eu comecei, cheguei de manhã, liguei meu computador e falei “Vamos ver o que eu tenho para hoje”. Se você ligar o seu computador de manhã e fizer essa pergunta, significa que seu dia está uma bagunça e você não sabe o que você vai fazer e se você não sabe o que você vai fazer não tem como ser produtivo.

Se você está ligando seu computador de manhã e não sabe seu planejamento naquele dia, a primeira coisa que você tem que fazer é fechar seu computador, pegar uma folha de papel, pegar um lápis e planejar o seu dia. Planejar sua semana.

Então uma coisa que eu gosto de fazer é: quando eu chego de manhã eu já sei o que eu vou fazer naquele dia todo. Planejo meu dia na noite anterior e talvez eu planejo até a minha semana. Então o ideal é você chegar domingo à noite ou na sexta-feira ou na segunda feira pela manhã e planejar o que você tem que fazer de importante naquela semana.

“Nessa semana eu tenho que lançar aquele projeto novo. Essa semana eu tenho que fazer isso, tenho que fazer aquilo”. E aí você distribui as tarefas da semana no dia a dia. Nessa semana eu tenho que lançar aquele blog, por exemplo, na segunda feira eu vou registrar o domínio, criar hospedagem, na terça feira eu vou começar a criar conteúdo… Planeja pra você conseguir fazer aquilo naquela semana e distribuir as tarefas. E quando você acordar de manhã você vai saber exatamente o que você tem que fazer naquele dia.

E ai, isso nos leva a próxima dica que é: não adianta ter 20 tarefas pro seu dia. Você não vai ter tempo pra tudo isso, você não vai conseguir colocar tudo em pratica e as vezes vai aparecer uma tarefa emergencial, alguma coisa que vai atrapalhar o seu planejamento todo. Então não adianta colocar lá uma lista de 20 tarefas que você não vai conseguir fazer isso. Começa com 4, 5 tarefas. Está sobrando tempo, vou planejar 6 tarefas, 7 tarefas, até você achar a quantidade de coisas que você consegue fazer no seu dia.

E por último minha dica é: não tente fazer tudo sozinho. Não é só porque você trabalha sozinho em casa que você tem que fazer todas as coisas e abraçar o mundo. Existe um tipo de serviço chamado freelancer que você consegue contratar uma pessoa sem vínculo empregatício, contratar ela para fazer uma coisa especifica e pagar ela para fazer esse projeto.

Então talvez você tem que criar artigos para o seu blog, você pode contratar um freelancer para criar esses artigos para você. Talvez você tenha que criar o blog, instalar o wordpress, essas coisas, contrata uma pessoa. Talvez você tenha que configurar seus e-mails etc., contrata uma pessoa para fazer isso. Algumas tarefas que são fáceis de fazer, mas que tomam tempo, você pode terceirizar. Contratar um freelancer para te dar tempo para fazer aquilo que só você pode fazer.

Porque tem tarefas que só você pode fazer e tem tarefas que você pode passar para outras pessoas. As que só você pode fazer não tem jeito, concentra nelas. E passa as tarefas que outras pessoas podem fazer, para as essas pessoas. Terceirizar, contratar freelancers. Se você seguir essas dicas você vai conseguir aumentar muito a sua produtividade em casa.

E a gente sabe que quanto mais produtivo, mais resultado você tem e mais coisa você consegue fazer, mais resultado você. Mais sucesso você tem na sua carreira, isso vai te permitir organizar mais as coisas. Enfim. E o sucesso vai aumentando e vai puxando cada vez mais sucesso. Tudo isso começa com um dia a dia de trabalho organizado e produtivo. Quando você chegar nisso você está no caminho certo do sucesso.

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