#003

Como é sua rotina diária? Quanto tempo você gasta pensando em uma solução para um problema? Ou você prefere agir rapidamente, sem pensar nas consequências? E se agir rapidamente for a pior escolha?

Andei pensando nisso recentemente e, coincidentemente, resolvi escrever um artigo justamente sobre reflexão. E o motivo? Porque acredito que a reflexão é o que faz com possamos alcançar o sucesso nos nossos projetos.

A conclusão que cheguei é que refletir é um hábito que precisa ser resgatado na nossa geração. Em meio a tantos compromissos e oportunidades no dia a dia, temos perdido o hábito de refletir a respeito das coisas. Tendemos a dar preferência para atividades que demonstrem visivelmente que estamos ocupados, enquanto, muitas vezes, deixamos nossa mente excessivamente desocupada.

Talvez seja pelo fato de que nossos murais de fotos nas redes sociais dependem disso. Talvez seja a incansável necessidade dessa geração de querer mostrar todos os seus passos. A verdade é que em alguns momentos parecemos mais preocupados em mostrar nossa vida do que realmente vivê-la ou refletir sobre ela.

O que temos perdido com tudo isso? As grandes ideias! A verdade é que ideias de sucesso não surgem de repente. Aquelas ideias que podem mudar o rumo do seu negócio, mudar o rumo de uma ação de marketing, mudar o rumo de um novo empreendimento não caem do céu no seu colo.

Essas ideias que podem levar ao sucesso, essas grandes ideias como disse anteriormente, são construídas com o tempo e são resultado de muita reflexão e aperfeiçoamento. O que eu quero dizer é que essas grandes ideias não acontecem como num passe de mágica ou naquela cena de desenho animado em que a lâmpada acende em cima da cabeça do personagem. Essas ideias surgem com a reflexão diária.

Elas surgem com a vontade de mudança e o desejo de querer sempre melhorar e alcançar o sucesso do seu negócio.

A maioria de nós quer realizar grandes coisas, e alguns de nós até vão trabalhar duro para isso. A maioria de nós provavelmente pode até alcançar esse grande desejo do sucesso e de realizar seus sonhos. Mas grandes realizações sem reflexão frequentemente resultam em grandes erros e arrependimentos. Sem a reflexão, as ideias podem ser realizadas de forma rápida e sem o devido tempo que elas merecem.

Qual é a próxima invenção que ainda não foi criada e que vai transformar o mundo? Qual a próxima empresa de sucesso que ainda não foi fundada? Qual a próxima frase que irá inspirar milhões que ainda não foi escrita? Qual a próxima rede social que poderá mudar o modo como nos relacionamentos com os outros?

Todas estas coisas são resultado de tempo dedicado em reflexão. Todos esses exemplos, que já aconteceram e que você conhece pela história, são casos em que a reflexão sempre esteve presente. De pessoas que pensaram em várias soluções e refletiram sobre elas e escolheram a melhor. Escolheram aquela que poderia mudar o mundo.

Então, o recado que eu deixo para esse artigo é que refletir não é perder tempo. Perder tempo é ocupar suas mãos com tarefas inúteis enquanto sua mente padece por falta de trabalho.

 

Compartilhe este artigo nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.