Olá pessoal, Jonathan Taioba falando aqui. Estou gravando esse vídeo para falar de uma frase que me chamou muita atenção, é uma frase do Marco Aurélio, foi imperador romano, e a frase diz assim: “Não pense que algo que você não consegue dominar, é humanamente impossível. E se é humanamente possível, está a seu alcance”.

Essa frase me chamou muita atenção porque ela diz de algo que faz muito sentido para mim e eu acredito que essa mudança na forma de entender a situação pode te levar a um resultado que você talvez não alcance se você não mudar a sua mentalidade. O que que essa frase diz e o que que eu acho que é importante a gente entender dessa frase.

Quando nós estamos começando alguma coisa nova, principalmente algo que nós não estamos acostumados a fazer, algo que sai de tudo que a gente já fez a vida inteira, isso pode chocar um pouco. Isso pode talvez te desestabilizar um pouco, pode te dar medo. E às vezes, eu digo isso tratando do lado profissional, mas pode ser em qualquer área da sua vida. Você está começando alguma coisa nova, está mudando alguma coisa da sua vida. Algo que você não estava acostumado, algo que você nunca fez, algo que talvez vai mudar radicalmente a sua realidade, a história da sua vida.

E isso dá medo, isso gera uma série de incertezas e às vezes isso causa em nós paralisia. Às vezes no começo é difícil, é algo novo para nós, é algo que nós não estávamos acostumados antes, isso causa uma paralisia, causa medo. A gente acha que a gente não vai conseguir. ‘Ah eu não vou conseguir, ah isso não é para mim, isso não dá para mim, eu não tenho conhecimento suficiente, eu não tenho habilidade suficiente’. E a gente acaba achando que isso é impossível.

E essa frase fala um negócio interessante, que primeira parte dela ela diz que não é só porque eu não to conseguindo fazer, que é humanamente impossível. Às você não está conseguindo, mas não significa que é impossível de ser feito. Porque alguém já fez, porque já foi possível para alguém. E ela termina dizendo que se foi possível para outra pessoa, então está a seu alcance. Se alguém conseguiu, significa que você também pode conseguir.

E isso é uma verdade muito grande.

Se alguém já fez, se alguém já conseguiu chegar aonde você quer chegar, significa que é possível. Até o homem pisar na lua, era impossível pisar na lua. Ninguém imaginava que o homem ia pisar na lua. Até que alguém foi lá e colocou o pé. Depois que alguém colocou o pé na lua, a conversa mudou. Não é mais impossível colocar o pé na lua, não é mais impossível chegar na lua.

Se foi possível para alguém, o homem consegue fazer isso. O homem consegue fazer, é possível para mim também. E isso é para várias áreas. Então, a ideia aqui é mudar a mente. É mudar a sua mente. Pode estar sendo difícil, pode estar sendo complicado, pode ser algo novo que você não está acostumado e pode até gerar um pouco de incerteza e até desestabilizar um pouco você. Te dá um pouco de nervosismo e etc.

Mas, se você persistir, está a seu alcance. É possível para você porque alguém já fez, não é algo que ninguém nunca fez. Você não está tentando fazer algo que é a primeira vez na história da humanidade. Alguém já fez isso. Significa que isso é possível para você também.

Então o que eu quero trazer aqui é uma mensagem de motivação para você persistir, não desistir daquilo que você está fazendo. As dificuldades vão aparecer e é bem provável que elas apareçam, isso é normal. E na verdade é até saudável que elas apareçam.

Tudo que você fizer se não tiver dificuldade nenhuma, tem alguma coisa errada nisso aí. Meus pais me ensinaram que, é um belo ditado, ‘quando a esmola é demais, o santo desconfia’. Então quando as coisas são fáceis demais, a gente acaba desconfiando um pouco que tem alguma coisa errada.

Então as dificuldades vão aparecer, mas quando elas aparecem não para parar o seu caminho, não para fazer você desistir e voltar atrás e achar que aquilo não vai dar certo pra você. Elas aparecem como um desafio a ser superado. Como uma coisa que vai fazer você crescer, alguma coisa que vai fazer você dá um passo a adiante. Subir mais um degrau.

Amadurecer um pouco mais. As dificuldades quando elas são enfrentadas e são vencidas, elas trazem amadurecimento, crescimento.

E é isso que você tem que ter em sua mente. Essa é a mentalidade que você tem que ter. Mudar a mentalidade de que ‘não, eu não vou conseguir, isso é impossível, difícil demais’ para entender ‘não, isso é um desafio e se alguém conseguiu, eu também vou conseguir’.

Imagina uma pessoa que começou uma faculdade de medicina o tanto que é difícil, o tanto que ela tem que aprender. Uma faculdade de direito, engenharia, quantidade de coisa nova para ela e ela tem que aprender aquilo tudo, ela tem que estudar, e talvez é noites em claro que ela vai ter que passar ali estudando e alguma matéria especifica vai ser difícil demais para ela, ela vai ter que se esforçar mais e se dedicar mais naquela mateira.

Talvez ela tenha uma facilidade em uma coisa, mas uma dificuldade maior em outro detalhe, ela vai ter que esforçar mais naquela área que ela tem dificuldade, mas isso não significa que é impossível. Isso não significa que é impossível para ela. Se alguém conseguiu, ela também consegue.

E essa pessoa entende isso, ela começa a se dedicar, ela começa a se esforçar, ela vai se dedicar mais na área que ela tem dificuldade, ela vai fortalecer ainda mais a área que ela é boa para se destacar ainda mais daquilo e o resultado vai ser que ela vai chegar lá, ela vai se formar, ela vai ter a profissão que ela sonhou. Isso em qualquer área.

Então, a palavra é: dedicação. A palavra é persistência. Se alguém conseguiu, você também vai conseguir. E só depende de você. Está tudo ao seu alcance. A internet tem informação suficiente para te dar combustível, pra te dar todos os recursos que você precisa pra avançar e pra chegar aonde você deseja chegar, aonde você sonha em chegar.

Então eu acredito que essa mentalidade de acreditar que é possível e de falar ‘eu vou chegar lá porque alguém conseguiu e eu também vou conseguir’, isso faz toda a diferença. Isso é o que faz a diferença entre uma pessoa que frustrada, que não consegue realizar nada, que tudo que ela tenta não dá certo. A diferença entre essa pessoa e aquela pessoa bem-sucedida, que parece que tudo dá certo na vida dela. Só que essa pessoa às vezes ninguém sabe dos anos que ela ficou tentando sem ter resultado nenhum, da persistência dela, do começo dela que foi difícil.

As pessoas não sabem, as pessoas só contam a história ‘nossa aquela pessoa parece que tudo que ela tenta fazer dá certo’, ‘nossa tudo é fácil praquela pessoa’. Mas na verdade não é assim. Aquela pessoa sabe que ela teve que persistir, ela teve que acreditar mesmo quando as dificuldades apareceram.

Então, não é uma questão de alguém ter mais sorte do que outra pessoa, ou alguém ter mais sorte mesmo. É uma questão de persistência mesmo, de acreditar que é possível. Se dedicar e não desistir no meio da caminhada.

Essa é minha palavra, eu acho que é isso que é um dos fatores que funcionam a minha vida para a frente. Eu acredito que quando você entender isso, colocar isso em pratica na sua vida, isso fazer parte daquilo que você acredita, daquilo que te move para a frente. Eu acho que isso vai te levar ainda mais adiante. Mais perto do seu objetivo, um degrau acima. Eu tenho certeza que isso vai mudar muita coisa na sua vida.

 

Compartilhe este artigo nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.