#001

Sempre que perseguimos um objetivo podemos chegar a resultados incríveis, bons, ruins ou péssimos. Como tudo na vida, quando nos expomos ou corremos atrás dos nossos sonhos, nossas respostas podem ser positivas ou negativas. E em ambos os casos, devemos aprender com elas.

Eu, assim como você e tantos outros, também me encontrei e me encontro nessa posição de começar um projeto e ter um resultado positivo ou negativo – ou até mesmo um resultado que não conseguimos colocar nessas duas balanças, por trazerem coisas positivas e negativas para o projeto, não é mesmo?

Como eu disse: nos últimos anos eu já me aventurei em vários projetos e experimentei dos melhores aos piores resultados possíveis. O que não é surpreendente porque isso acontece com todas as pessoas no mundo, principalmente com empreendedores e pessoas que constroem algum negócio ou criam algum projeto.

E o que eu descobri baseado na minha experiência adquirida nesses momentos e na de outros grandes empreendedores de sucesso, é que existe uma característica ou qualidade que sempre está por trás dos projetos extraordinários e dos resultados incríveis. Essa característica não é algo impossível e nem inimaginável.

Eu não estou falando de um dom fora do normal ou de traços de genialidade. Não é algo humanamente impossível e muito menos inatingível. Na verdade, é algo que, apesar de raro, está ao alcance de todos: a Diligência.

A diligência, no dicionário é “que produz alguma coisa com cuidado e aplicação”. Eu a interpreto de uma forma um pouco diferente, mas que caminha de mãos dadas com essa definição. A diligência é a capacidade de trabalhar duro de forma inteligente. Trabalhar duro é ser persistente em seu objetivo e estar disposto a fazer o que precisa ser feito, ainda que seja necessário abrir mão do seu conforto ou de prazeres momentâneos.

Falar isso é muito bonito, mas nem sempre trabalhar duro é o suficiente. Nem sempre ficar horas e horas trabalhando em um mesmo projeto pode trazer os resultados que você espera. Por outro lado, trabalhar de forma inteligente é executar a tarefa com os melhores recursos possíveis, buscando o melhor resultado com o menor esforço.

É preciso combinar as duas formas de trabalhar para alcançar o seu objetivo.

O problema é que hoje em dia nós vemos as pessoas colocarem esses princípios como se fossem opostos. “A solução não é trabalhar duro, mas sim trabalhar de forma inteligente” essas pessoas dizem. Porém, o que as pessoas não percebem é que uma coisa não elimina a outra. É possível trabalhar dos dois jeitos sem que um impossibilite o outro.

Diligência é exatamente essa combinação. É você trabalhar duro e de forma inteligente. Conseguindo trabalhar utilizando a diligência, você terá um caminho menos conturbado até realizar seus objetivos e alcançar o sucesso do seu projeto.

Trabalhando de forma inteligência você consegue superar alguém que trabalha duro. Trabalhando duro você até consegue superar alguém que trabalha de forma inteligente. Porém uma pessoa que trabalha duro e com inteligência, dificilmente será superada. Essa pessoa provavelmente conseguirá alcançar o sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.